Home |Links | Contato
Menu
Transparência
do
Legislativo
Transparência
do
Instituto de Previdência
Webmail
E-mail:
Senha:
Qual é a principal necessidade para os cidadãos riocampenses em 2017/2020?
Saúde
Saneamento
Educação

História e Geografia do Município

Rio do Campo é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º56'56" sul e a uma longitude 50º08'29" oeste, estando a uma altitude de 570 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6 335 habitantes. Possui uma área de 496,91 km².

Sua economia é baseada basicamente na pequena propriedade familiar rural, sendo que se destacam os cultivos de arroz e fumo, e em menor escala estão os cultivos de milho, feijão, criações de gado, etc.

O município também vem tomando como vocação o plantio em grande quantidade de pinus e eucalipto. Registra-se que a cidade, que começou excencialmente agrícola, já mostra vias de progresso na agroindústria.

No local estão várias famílias de origem européia, dentre as quais portuguesas, italianas, alemães e polonesas. Existem origens africanas e indígenas também no local.

O município conquistou sua própria comarca a partir do ano de 2004.

A política local está dividida em 07 (Sete) partidos poltíticos (2008), sendo eles o PT(13), o PMDB(15), o PP(11), o PR(22), o PSB(40), o PSDB(45) e o DEM(25). A realidade riocampense não está diferente da nacional, pois o descompromisso com a honestidade no trato da coisa pública tem sido uma constante nos últimos governos. O município sofreu uma grande sangria de jovens para as cidades maiores buscando empregos e melhores condições de vida, já que os governantes locais têm tido dificuldades na geração de emprego, renda e opções de diversão para a juventude. Isso acabou causando um evidente envelhecimento da população, o que, se não for revertido em curto espaço de tempo acabará transformando a cidade em um local de aposentados e de fraquíssima produção, já que a força da juventude tem se evadido.

Existem iniciativas culturais no município como festas das Origens, festivais da canção, CTGs (Centro de Tradições Gaúchas), etc, o nível de estudo vem destacando-se cada vez mais, a administração vem se preocupando no que diz respeito à Educação, com 03 faculdades implantadas no Município. Com 03 escolas Estaduais, 03 escolas Municipais, 02 creches, 04 jardins de infância.

O município apresenta um excelente potencial turístico não explorado. Pontos turísticos como o conhecido "Salto" atraem pessoas de todo o Alto Vale, apesar do total abandono com que vem sendo tratado. Alguns poucos investimentos poderiam causar um fluxo centenas de vezes maior de turistas, até pela carência de opções em toda a região. As belezas naturais estão sem qualquer tipo de aproveitamento.

A religião local é predominantemente católica, seguida pela Assembléia de Deus, dividindo-se ainda em várias outras denominações protestantes. Existem congregações espíritas, ocultistas e maçônicas.

© 2017 Câmara de Vereadores de Rio do campo
Todos os Direitos Reservados